sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O que é a Web 2.0?

É uma pergunta com muitas respostas diferentes.  Não existe uma definição clara de Web 2.0, e como muitos outros conceitos, este assumiu vida própria.
Mas uma coisa é clara: a Web 2.0 representa uma transformação fundamental na forma como usamos a Internet.
A Web 2.0 é a mudança na direcção de uma Web mais social, colaborativa, interactiva e ágil.  É uma mudança na filosofia das agências Web e criadores, mas mais do que isso, a Web 2.0 é uma mudança na filosofia de toda a sociedade.
 A ideia de sociedade que se funde com uma rede de computadores é uma boa descrição da direcção que a nossa sociedade progride...
Isso leva-nos a uma rede social onde não estamos unicamente a receber informações a partir de um computador, mas estamos a manter contacto com outras pessoas para ouvir o que elas têm a dizer sobre um determinado assunto.
Fazemos isso de uma forma social,   através dos blogues, redes sociais e de notícias sobre a sociedade. O tema comum de cada um desses sites é a interacção humana.
Nos blogues, a troca de comentários é um grande exemplo dessa interacção.  Nas redes sociais, fazer amigos é outro grande exemplo. Nas notícias, prestamos especial atenção a artigos e matérias favoritas.   Esta ideia da Web 2.0, oferecer às pessoas o livre arbítrio na Internet não seria possível sem a tecnologia para apoiá-las.  Para o conhecimento colectivo de pessoas ser aproveitado, os sites devem ser bastante fáceis de ser usados e devem também oferecer várias opções de interacção e ferramentas para que as pessoas expressarem suas opiniões.
A Web 2.0 tomou vida própria.  Ela literalmente uniu as pessoas e as colocou ao dispor das mesmas o compartilhar de vários conteúdos e a ideia de uma grande rede social tem transformado a forma como pensamos e a forma de como fazemos negócios.
Isso é Web 2.0.

Sem comentários:

Enviar um comentário